Bom galera, o blog aqui anda meio parado porque estou correndo atrás de muitas coisas, afinal eu viajo em 2 semanas =S
Hoje mesmo fui de madrugada para São Paulo entregar a documentação do Visto Americano, e amanhã estarei lá de novo para a entrevista. Mas tudo sobre Visto eu trato num outro post =D
Enfim, vamos falar sobre uma coisa fundamental para um intercâmbio (e não é sobre TEKPIX aUIHAiuhAIU): TESTES DE PROFICIÊNCIA!!!!
Se você pretende ir estudar em um outro país, fica meio óbvio que você necessita saber falar a língua do país certo? Cada programa de intercâmbio irá exigir um nível de conhecimento na língua (proficiência) diferente. De maneira geral é pedida proficiência na língua do país (EUA = Inglês, França = Francês,...), mas alguns países mais culturalmente distantes do nosso (como Coréia do Norte por exemplo) também pode ser exigido uma língua mais mundial, ou seja, o INGLÊS.
Mas e ai, como eu faço para comprovar que eu sei INGLÊS?
Bom, não adianta nada você chegar e falar: "Bom, eu já fiz 5 anos de inglês na escola X". Isso não prova nada.
Para comprovar sua proficiência faz-se necessário realizar uma prova aplicada por um instituição internacional e o seu nível de conhecimento será igual ao seu resultado nessa prova.
No caso do Inglês existem diversas provas, mas existem duas mais conhecidas e aceitas pela maioria das universidades americanas e inglesas: o TOEFL (Test of English as a Foreign Language) e o IELTS (Internacional English Language Testing System). O primeiro é mais voltado para o inglês americano e o segundo para o britânico. Vou focar mais no TOEFL porque foi o que eu fiz. Caso alguém saiba mais sobre o IELTS e quiser comentar, fique a vontade ;D
Bom, pra começar essas provas não são muito baratas não. O TOEFL mesmo quando eu fiz estava US$ 210,00. E além de não serem baratas, também não são fáceis rsrs. Existem dois tipos de provas do TOEFL: a que é feita em papel normal e a feita no computador (sendo está mais rápida para sair o resultado). Além disso existem diversos pontos de aplicação, inclusive um em Americana.
A prova consiste em 4 partes e tem duração de aproximadamente 4 horas: READING, LISTENING, SPEAKING and WRITING.
No READING é medida a sua compreensão de leitura de textos. São textos longos com conteúdos acadêmicos (como tudo na prova gira em torno desse conteúdo) seguidos de perguntas de interpretação de múltipla escolha. É a parte mais tranquila da prova, o problema maior é o tempo, quase nunca dá tempo de acabar com calma, sempre tem que correr um pouco no final.
No LISTENING mede-se sua compreensão de áudio. Você coloca seu fone de ouvido e escuta conversas e diálogos, tendo depois que responder perguntas de múltipla escolha sobre o que ouviu. O problema é que os áudios são longos, você não pode ouvir de novo e tem muitas perguntas sobre ele. Claro que você pode anotar algumas coisas, mas ainda assim é meio complicado.
Quando você termina essa parte você pode fazer um BREAK de 15 minutos para esfriar a cabeça e se preparar para a segunda parte da prova.
O SPEAKING, na qual mede-se sua capacidade de fala, é a parte mais tensa da prova (na minha opinião, claro). Há um textinho explicando sobre o que você deve falar (p.e: discuta sobre as vantagens e desvantagens de comprar coisas pela internet). Em seguida há um breve apito indicando que você tem 15 segundos para pensar em sua resposta, e em seguida um novo apito indicando que você deve começar a falar no microfone sua resposta. Ela deve durar de 30 a 60 segundos. Pode parecer simples, mas a pressão é grande.
Por fim o WRITING que irá medir sua capacidade de escrita. São duas redações, sendo a primeira para escrever sua opinião sobre um determinado assunto, e a segunda mais complexa, pois você tem que ler um texto, ouvir um áudio e discorrer sobre essas duas coisas que podem serem complementares ou opostas. Meia horinha para cada uma.
Ufa, acabou!!!!Agora é só esperar o resultado.
Essa prova do TOEFL vale 120 pontos, sendo de 0-30 pontos cada uma das 4 partes.
Cada edital (ou cada universidade) irá exigir uma nota mínima para sua aprovação. Algumas pedem 60 pontos, outras 80, outras mais de 100.
No meu caso a nota mínima necessária era 79 pontos. Adivinhem quantos eu fiz....78 pontos!!! kkkkkkk
No primeiro edital do CsF aqueles que tirassem uma nota menor que a mínima exigida já era excluído do processo. A partir do segundo edital (que é o meu), o Governo Brasileiro fez diversos acordos com as universidades estrangeiras para que os alunos não fossem impedidos de conseguir seu intercâmbio por não terem proficiência. Assim sendo, aqueles que tiram notas mais baixas que a mínima podem ser selecionados para ir para o país de destino de 1 a 3 meses antes do intercâmbio normal começar para fazer um curso intensivo da língua. E é isso que eu irei fazer *__*
Meu intercâmbio se inicia no período letivo dos EUA, no caso em Agosto/Setembro. Mas como eu não atingi os 79 pontos (graças a Deus =]), eu estou indo agora em Julho para fazer 1 mês de curso de inglês na West Virginia University.
Outras provas de outras línguas
Cada língua possui sua prova de proficiência mais conhecida, bem como suas próprias pontuações (tem até de português ^^). Há também intercâmbios para alguns países que nem exigem que esses exames sejam feitos. Como eu disse, varia de acordo com cada proposta. De qualquer maneira, bora estudar outros idiomas né! Não sei vocês, mas eu sou apaixonado por aprender novas línguas. Além do Inglês (e do Português kkk) eu faço Francês, já fiz Espanhol e ainda quero aprender Alemão. Um dia eu chego lá =)
De qualquer maneira se você pensa em fazer um intercâmbio é bom já ir pensando na proficiência da língua, seja para fazer uma prova como essas ou mesmo para conseguir se dar bem nesse outro país.
No meu caso que irei fazer 1 ano de faculdade por lá, imagina como vai ser para entender as aulas e/ou fazer as provas todas em inglês? Com certeza isso vai ser uma dificuldade a ser superada!!! E será!
\\o


realmente vc foi muito abençoado pra não fazer os 79 pontos exigidos \o//
ResponderExcluirSpeaking e Listening são modalidades bem tensas =S e olha que os audios utilizados nas escolas são mais "calmos"
eu gostaria de fazer esse teste de proficiência em português kkkk deve ser bem interessante e dificil =S sorte que é nossa "língua mãe"
e o madarim, não quer aprender? usausasauas seria uma das minhas últimas opções =D