sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Missa (Mass)...

Bom, pra quem não sabe, eu sou Católico Apostólico Romano, e a postagem de hoje vai especialmente pros meus pais e amigos da Crisma Bom Jesus ;D


Como em qualquer lugar do mundo, aqui obviamente também tem uma Igreja Católica.  Paróquia de São João (St. John), pequena como vocês podem ver, mas é super bonitinha, e fica a 5 minutos andando do meu apartamento.

Estou frequentando a missa aqui (Mass em inglês) e é bem legal. Uma das coisas boas em ser Católico é que não importa o lugar do planeta que você vá, a missa sempre será a mesma. Mas claro que há muitos detalhes diferentes.

Pra começa temos um padre na faixa dos 40, mas muito engraçado e divertido, além de ser super simpático. Conhece Campinas porque já foi no Mosteiro de São Bento em Vinhedo. Além dele temos um diácono um pouco mais velho e mais sério, que é quem faz a homilia, e a faz muito bem!

O canto também é muito bom. Há um coral, instrumentos bonitos como violino e piano, e as pessoas cantam com uma suavidade, algo meio gregoriano, e as letras são muito fortes. Algo que arrepia e faz toda a diferença para uma missa agradável.

Mas o engraçado é que eu me sinto um péssimo Católico. Apesar de saber todas as partes da missa, eu não sei responder quase nada, muito menos rezar as orações. Pareço aquelas pessoas que nunca vai na missa, e quando vai não faz ideia do que está acontecendo! AIHaiuhAIHAiuhAIUA Mas eles tem uns folhetos e tal que quebram um galho ;D

Bom, mas sobre a missa em si, o que tem de diferente? (Lembrando que são diferenças entre aqui e a minha antiga paróquia apenas, cada paróquia tem seus costumes).

Primeira coisa, a resposta mais básica da missa. No Brasil dizemos: "O Senhor esteja convosco - Ele está no meio de nós". Aqui eles dizem: "O Senhor esteja convosco - E com o seu espírito." =D

Depois durante a Liturgia da Palavra, apenas uma pessoa vai lá na frente e faz a Primeira Leitura, lê o salmo (não é cantado =/) e a Segunda Leitura. Tudo ela, sozinha.

Aqui também tem-se o costume de rezar o Creio Niceno-Constantinopolitano, aquele grandão sabe, muito mais bonito na minha opinião!

Durante a Liturgia Eucarística o povo ajoelha durante a Consagração (o que na minha opinião é mais do que necessário), e permanece ajoelhado até o final, antes do Pai-Nosso (assim como era costume dos mais velhos fazerem, outro gesto super bonito que infelizmente perdemos). No entanto, durante a Oração Eucarística, o padre segue direto sem fazer as pausas para o povo responder, então vai super rápido. Isso é bem estranho, nunca vi nenhuma igreja no Brasil que faz isso.

A "Paz de Cristo" aqui é "Paz esteja com você". E na primeira vez que eu fui falar, falei "Paz de Cristo", e as pessoas ficaram me olhando estranho. Fazer o que ué! aIUHAiuHAIhuIA

Por fim, durante a comunhão há outras duas diferenças. Primeiro que aqui ela é feita sob duas espécies, isto é, há o Corpo (pão) e o Sangue (vinho) de Cristo. Porém o Corpo você comunga normalmente, entra na fila e recebe do padre (aqui não há ministros para fazer isso). Ai você vira e volta pro seu lugar. Mas no meio do caminho fica um ministro (pra isso tem) com o cálice, e se você quiser (sim, só se você quiser, em geral as pessoas não querem e simplesmente passam reto) você para, ele te entrega o cálice e você bebe um gole. É meio estranho, principalmente porque todos bebem no mesmo cálice, em geral o próprio ministro ou você molha a pontinha do pão no vinho e comunga. É meio anti-higiênico por aqui, mas o ministro sempre limpa com um paninho depois e está tudo certo. Mas como americano é fresco, com certeza é por isso que muitos passam reto.

E acho que é isso. No final o padre sai e fica lá fora se despedindo e todos e desejando uma boa semana.

Eu me senti muito bem, o povo é simples, a missa é simples, mas é bem acolhedora e gostosa de participar. Mas ainda tenho que ficar prestando muita atenção, senão não entendo nada, os termos são não lá muito fáceis e usuais pra gente =]


Então até mais galerinha \o

Bjs e abraços =D











Um comentário: